• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

O CEREST Regional Rural de Vilhena é uma conquista dos Trabalhadores e Trabalhadoras

O CEREST Regional Rural de Vilhena é uma conquista dos Trabalhadores e Trabalhadoras!

Publicado: 16 Julho, 2021 - 10h08 | Última modificação: 16 Julho, 2021 - 10h35

Escrito por: Assessoria CUT/FETAGRO/CISTT

notice

Inaugurado em 2012, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional (Cerest), tem sua atuação direcionada para o desenvolvimento de ações de promoção, prevenção e proteção à saúde dos trabalhadores do Cone Sul, prevenindo, controlando e enfrentando, de forma estratégica, integrada e eficiente, os problemas de saúde pública, como os agravos e doenças relacionadas ao trabalho. Também compõe a Rede Nacional de Atenção à Saúde do Trabalhador (Renast).

Desde o princípio das reivindicações, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura em Rondônia (Fetagro), sempre esteve presente na luta por políticas públicas voltadas para o atendimento da Saúde do Trabalhador. Levando em consideração a alta demanda e diante dos anseios dos trabalhadores, a entidade procedeu com a  indicação do CEREST para a região de Vilhena.

No início do mês de julho a Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador e da trabalhadora (CISTT) relatou a necessidade de regulamentação, a falta de produção e o funcionamento precário do CEREST Regional Rural de Vilhena e que isso acarretaria a suspensão dos recursos e o descredenciamento do CEREST  de Vilhena e credenciamento para outro município. Diante da gravidade dos fatos, a CISTT foi convidada junto com a Central Única dos Trabalhadores – CUT e a FETAGRO para um dialogo com o objetivo de compreender as problemáticas da situação, foi agendada uma reunião com os sindicatos do Cone Sul juntamente com o Ivam Carlos Hermes que representou a CISTT/RO.

O prazo de 90 dias foi estipulado pela Secretária de Saúde de Vilhena para a criação de uma lei municipal que regulamenta o CEREST, estruturação da equipe e atendimento adequado aos trabalhadores. A Central Única dos Trabalhadores e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura em Rondônia, bem como seus sindicatos filiados estarão acompanhando e cobrando a reestruturação do  CEREST Regional Rural de Vilhena em seu lugar de origem. É preciso fortalecer a assistência especializada aos trabalhadores acometidos por doenças e/ou agravos relacionados ao trabalho, articulando esta ação aos demais serviços da rede SUS, para que de forma qualificada possamos compreender as especificidades relacionadas às atividades daquele local.