• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Nota em defesa da Escola Municipal Manoel Francisco

CUT em defesa da Educação!

Publicado: 14 Abril, 2021 - 12h35 | Última modificação: 14 Abril, 2021 - 12h44

Escrito por: Assessoria CUT

notice

A Central Única dos Trabalhadores manifesta a indignação e o posicionamento, contrário à covarde tentativa de fechar a Escola Municipal Manoel Francisco, localizada em Nova União. Dentro do contexto de crise econômica e social que o Brasil está passando é primordial que as esferas municipais, estaduais e federais invistam na ampliação e na qualidade dos sistemas educacionais. 

 

É preciso encontrar formas de garantir aos povos do campo o direito à educação em suas localidades. Nesse sentido defendemos a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN, que avalia em seu Art. 28:

 

[...] na oferta de educação básica para a população rural, os sistemas de ensino promoverão as adaptações necessárias à sua adequação às peculiaridades da vida rural e de cada região, especialmente:

I - Conteúdos curriculares e metodologias apropriadas às reais necessidades e interesses dos alunos da zona rural;

II - Organização escolar própria, incluindo adequação do calendário escolar às fases do ciclo agrícola e às condições climáticas;

III - Adequação à natureza do trabalho na zona rural.

 

Toda escola do campo ou cidade que foi fechada representa passos que retrocedem as conquistas da sociedade, a população não pode ser penalizada por qualquer que seja o motivo, ressaltamos que cabe aos gestores públicos assegurar uma escola de qualidade com condições físicas e pedagógicas adequadas e contextualizadas aos sujeitos do campo. Reivindicamos que a escola permaneça exercendo suas funções em sua atual localidade.  Estamos dispostas a defender até as últimas instâncias a educação pública e inclusiva.