• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

DIA DA ÁRVORE: DIA DE PLANTAR RESISTÊNCIA

No Brasil, o Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro, em função da véspera da primavera. Para CUT o dia é também motivo de luta em defesa da floresta

Publicado: 21 Setembro, 2020 - 13h34 | Última modificação: 21 Setembro, 2020 - 14h07

Escrito por: Assessoria CUT

notice

   

Ocorreu nos dias 20 e 21 de setembro/2020 o ato místico em comemoração ao dia da árvore, a ação construída pelo Movimento dos Atingidos por Barragens propiciou a plantação de mais de 100 mudas de arvores frutíferas e não frutíferas, que visaram incentivar a preservação das florestas além de despertar a conscientização da sociedade sobre as consequências do desmatamento e das queimadas. 

A atividade teve a presença do Movimento dos Atingidos por Barragens - MAB, Comissão Pastoral da Terra, Levante Popular da Juventude - Rondônia, Arquidiocese de Porto Velho, CUT Rondônia, SINTTEL-RO, Ouvidoria Geral da Defensoria Pública de Rondônia e parceria com a Associação de Moradores e Amigos do Conjunto Habitacional Cristal da Calama, no qual, foram plantadas 50 árvores, bem como, a sede campestre do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicação, onde também foram plantadas mais 50 árvores.

Em Rondônia devido as queimadas a poluição é visível e a fumaça invade as cidades, o estado já representa 14% das áreas desmatadas na Amazônia, dados de junho, de acordo com o Boletim de Desmatamento do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). A capital Porto Velho está entre os 10 municípios responsáveis por metade de todo o desmatamento na região.

Plantar, cuidar, proteger e defender as árvores significa ser resistência a atual agenda de destruição que é defendida por Jair Bolsonaro e seu Ministro Ricardo Salles, ambos não tem respeito algum pela rica fauna e flora do país. Nesse sentido é preciso denunciar os diversos crimes ambientais e a omissão no combate ao desmatamento e as queimadas.

 Não nos intimidaremos. Seguiremos AMAZONIZANDO o Brasil!   

 

 

 Imagens: Comunicação MAB