Brasília: CUT/RO e SINTERO na Comissão de Educação e faz agenda com Ministro Padilha
Publicado: 14 Março, 2024 - 13h09 | Última modificação: 14 Março, 2024 - 16h44
Escrito por: Secretária de Comunicação - CUT/RO | Editado por: Jacson Pessoa
Nos dias 12 de março, representantes da CUT/RO e do SINTERO estiveram em Brasília, na Comissão de Educação no Senado Federal, para uma vigília acompanhando à votação do Novo Ensino Médio. A presidenta da CUT/RO, Elzilene Nascimento, juntamente com a professora Léo Simão do SINTERO e Rosa Negra, Coordenadora Nacional do MNU e membra da CUT/RO e do SINTERO, estiveram entre os presentes, além de representantes da CUT Nacional.
No dia 13, a vigília ocorreu na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, com o objetivo de acompanhar a votação do Novo Ensino Médio. A tarde também, o grupo se reuniu com o Ministro Chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, para discutir questões relacionadas ao movimento sindical de Rondônia. Durante o encontro, também foram abordados alinhamentos das políticas públicas do governo federal para os 52 municípios do estado.
Na próxima semana, entre os dias 18 e 22 de março, a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados colocará em pauta o Projeto de Lei 5230/2023, que trata do Ensino Médio. Este período é crucial para intensificar as mobilizações em todo o país em defesa do conteúdo do projeto e contra o atual relatório do Deputado Mendonça Filho. A CUT Nacional juntamente com CNTE defendem o conteúdo do Projeto de Lei 5.230/2023, enviado pelo Governo Federal ao Congresso Nacional sobre o Ensino Médio.
A participação ativa da CUT/RO e do SINTERO nessa importante mobilização demonstra o compromisso das entidades com a defesa da educação pública e de qualidade, bem como com os interesses da classe trabalhadora de Rondônia.