Escrito por: Assessoria

O FIM DA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO DA CAERD EM PORTO VELHO

PRIVATIZAR FAZ MAL: O FIM DA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO DA CAERD EM PORTO VELHO

Ocorreu na tarde da última quarta-feira (23), em Porto Velho a segunda Audiência Pública que debateu a prestação de serviço de abastecimento de água e esgoto sanitário. Com transmissão online e pouca participação da população por conta de horário e falta de divulgação a audiência teve duração de mais de 4 horas.

 

A atividade foi marcada por reivindicações de trabalhadores através do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas do Estado de Rondônia - SINDUR, a categoria que já sentiu a privatização na pele e até hoje sente no bolso o fim das Centrais Elétricas de Rondônia- CERON, bem como, os prejuízos que a sociedade de Porto Velho sofre até hoje, teme que o mesmo aconteça com o fim do contrato com a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia- CAERD, mais uma vez os munícipes serão os prejudicados.

 

A CAERD é uma empresa estadual e possui o compromisso Social de prestar serviços de distribuição de água potável e saneamento básico com excelência, garantindo sustentabilidade e assegurando a qualidade de vida à população de Rondônia. Em Porto Velho, o município está tentando licitar uma nova concessão, onde quem vencer irá substituir a Caerd e executar os serviços pelos próximos 30 anos.

 

 

O presidente do SINDUR, Nailor Gato, ressalta a importância do serviço de distribuição de água e saneamento básico ser compreendido como um direito da população e não uma fonte de lucro para grandes empresas. Ressalta que a CAERD passou por um processo de sucateamento e foi por algum tempo vítima da má gestão dos governantes, diante disso é necessário um movimento de revitalização do bem público a fim de garantir o acesso da população a água de qualidade e saneamento básico. Concluiu o dirigente.