CUT RONDÔNIA RUMO À MARCHA DAS MULHERES NEGRAS

No dia 18 de novembro milhares de mulheres são aguardadas em Brasília para participar da Marcha das Mulheres Negras, evento organizado por várias organizações do Movimento Negro e apoiada pela CUT.

Publicado: 05 Novembro, 2015 - 17h44

Escrito por:

A realização da 1º Marcha é uma estratégia das mulheres negras que buscam visibilizar suas lutas, além de denunciar todas as formas de violências provocadas pelo racismo. A marcha vai reivindicar também o fim do genocídio da juventude negra, o fim das revistas vexatórias em presídios e as agressões contra as mulheres negras.

A CUT Rondônia realizou hoje um café da manhã para discutir a organização e a participação das mulheres rondonienses nesse evento tão importante. As companheiras foram recebidas pela secretária pela Igualdade Racial, Rosimar Nunes.

Além da discussão sobre a importância do evento e da participação, as mulheres presentes também discutiram estratégias de mobilização dos recursos para a participação no evento e construção dessa participação com as demais mulheres que compõe o movimento sindical no estado. “Contribuir com esse evento através da simples participação é muito importante, quanto mais mulheres presentes, maior visibilidade teremos”, afirmou Rosa Negra, Secretária de Mulheres da CUT RO.

Cabe relembrar que 2015 é o primeiro ano da Década Internacional de Afrodescendentes, que foi instituída pela ONU e que o mês de novembro é o mês da Consciência Negra, portanto, a realização da Marcha das Mulheres Negras, no próximo dia 18, se insere num conjunto de iniciativas que buscam dar visibilidade aos enfrentamentos que são feitos diariamente pelas mulheres negras na sociedade brasileira.