Escrito por: Assessoria

CUT/RO toma posse do cargo de membro da CISTT

Nesta terça-feira, 09 de agosto, Raimundo Nonato, secretário geral da Central Única dos Trabalhadores tomou posse do cargo de membro da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora - CISTT no Conselho Estadual de Saúde - CES/RO. A comissão tem o propósito de assessoramento dos conselhos de saúde na temática de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Portanto, sua instalação é OBRIGATÓRIA e indispensável nos conselhos de saúde

A CISTT tem a finalidade de articular políticas e programas de interesse para a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, cuja execução envolva ou não áreas compreendidas no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS, mas que zelam ou têm interface com a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

A composição deve ser a mais representativa possível, garantindo a presença de conselheiros de saúde (titulares e/ou suplentes), órgãos/ gestores ligados à política de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e entidades (centrais sindicais, confederações, federações, sindicatos, associação de moradores/bairros, representação de empregadores, universidades, etc.), independente de fazerem parte do Pleno do Conselho de Saúde. Portanto, não necessariamente deve seguir a paridade do Conselho de Saúde (25% gestores e prestadores de saúde; 25% trabalhadores da saúde e 50% de usuários). (Resolução CNS nº 493/2013). Considerando que é uma comissão intersetorial, é imprescindível que sua composição tenha representantes de órgãos da saúde, previdência e trabalho, pois é por meio do conjunto da execução das políticas de âmbito destas pastas que é possível garantir a intersetorialidade e o atendimento, em sua integralidade, dos trabalhadores e das trabalhadoras.

A Central Única dos Trabalhadores historicamente defende a saúde do trabalhador e acompanha todos os órgão de controle social no estado de Rondônia, tal posicionamento fortalece a cobrança de políticas públicas que atendam efetivamente a população.