MENU

CUT é homenageada em sessão solene na Assembleia Legislativa de Rondônia

A sessão solene contou com a participação de representantes dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e de representantes de sindicatos de diversas categorias

Publicado: 09 Outubro, 2023 - 20h48 | Última modificação: 10 Outubro, 2023 - 12h27

Escrito por: Secretária de Comunicação - CUT/RO | Editado por: Jacson Pessoa

notice
JACSON PESSOA/BASE AGÊNCIA CRIATIVA

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia promoveu, na tarde de segunda-feira (09), sessão solene em comemoração aos 40 anos da Central Única dos Trabalhadores (CUT), entidade sindical que defende e preservação dos direitos da classe trabalhadora. A cerimônia foi solicitada pela deputada Cláudia de Jesus (PT).

A sessão solene contou com a participação de representantes dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e de representantes de alguns sindicatos, como o dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Educação, dos Comércios e Serviços, dos Bancários, dos Trabalhadores e Trabalhadoras rurais, dentre outras associações do ramo.

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) fundada em 28 de agosto de 1983, durante congresso em São Bernardo do Campo (SP), completou quatro décadas com muita resistência e luta em defesa da classe trabalhadora.

A instituição é uma organização sindical de massas de caráter classista, autônomo e democrático, que está comprometida em defender os interesses imediatos e históricos da classe trabalhadora. A entidade nasceu em plena ditadura militar para combatê-la. Baseada em princípios de igualdade e solidariedade, para organizar, representar sindicalmente e dirigir a luta dos trabalhadores e trabalhadoras da cidade e do campo, do setor público e privado, ativos e inativos, por melhores condições de vida e de trabalho e por uma sociedade justa e democrática.

A CUT tornou-se referência nacional e mundial de luta pela classe trabalhadora. Além disso, ela possui uma trajetória de lutas e conquistas históricas que mudaram o país e ajudaram a restabelecer e fortalecer a democracia e a soberania.

A presidente da CUT-RO, Elzilene do Nascimento Pereira, lembrou o engajamento da Central na defesa da democracia e na luta por direitos trabalhistas. “A CUT é resultado da insistência da classe trabalhadora brasileira em ter direitos, democracia e justiça social. Chegamos aos 40 anos querendo muitos outros”, apontou.

A sessão solene terminou com a entrega de honrarias, pelas mãos da deputada Cláudia de Jesus, a Presidente da CUT/RO Elzilene do Nascimento Pereira em homenagem aos 40 anos em defesa da classe trabalhadora da maior central sindical do país e quinta da América Latina.