Escrito por: Assessoria CUT
NOTA PÚBLICA: CUT de Rondônia e Acre fazem ato em defesa da Vida e dos Direitos durante inauguração da Ponte do Abunã
Durante a inauguração da ponte de Abunã que liga o Estado do Acre ao Estado de Rondônia, as Centrais Única dos Trabalhadores (CUT), do Estado de Rondônia e do Estado Acre, juntaram forças e realizaram no local um ato de protestos, reivindicando vacina para todos, Auxílio de R$ 600 e políticas públicas de proteção e fomento de emprego para socorrer os brasileiros desempregados e famintos.
O distrito de Abunã pertence a Rondônia e fica a aproximadamente à 200 km da cidade de Porto Velho, capital de Rondônia e fica a aproximadamente 300 km da cidade de Rio Branco - Acre, a BR 364 ganha uma aponte que foi iniciada sua construção como obra do PAC no ano de 2014 ainda no governo Dilma como reivindicação dos moradores da região.
As CUT-R0/AC alertam que mais de um terço dos brasileiros tem se alimentado menos que as necessidades básicas ou passado fome durante a pandemia. O desemprego atinge 14 milhões de pessoas segundo IBGE e mais de 19 milhões não conseguem se alimentar adequadamente. A produção de alimentos, sem apoio governamental, diminui a cada ano provocando a alta dos preços.
A CUT convida a toda população para defender os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.
Sobre a obra da Ponte do Abunã
Iniciada em 2014, está é mais uma obra dos governos petistas, da gestão de Dilma Rousseff. O governo de Bolsonaro não é protagonista deste trabalho e não contribuiu de forma significativa para este projeto, de acordo com o site UOL Em dezembro de 2018, um mês antes de Jair Bolsonaro assumir a presidência, as obras da ponte já estavam 85% concluídas.
Dentre as articulações para promover a integração rodoviária do Acre, Rondônia e da Amazônia com o restante do Brasil, em 2009 na a época dos exercícios dos mandatos dos ex-deputados Eduardo Valverde/Anselmo de Jesus e da ex-senadora Fátima Cleide, todos do PT-RO os três lutaram pela inclusão da Ponte do Abunã nas obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).
Em 2014, após a histórica aprovação do projeto da ponte sobre o Madeira e Rio Acre, Dilma sobrevoou Rondônia e Acre; sendo que durante uma coletiva de imprensa garantiu a construção desta ponte sobre o Rio Madeira, ligando o Acre a Rondônia.
Segundo o Governo de Rondônia a ponte representa uma redução importante no custo logístico das operações comerciais entre Rondônia e Acre, favorecendo também o comércio desses Estados com o mercado andino. Além disso, reduzirá consideravelmente o tempo de viagem entre a cidade vizinha Rondônia.
Ponte do Rio Abuna-RO/AC, 07 de maio de 2021.
As Direções das CUT-RO e CUT-AC